sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Colhido ontem no C. Pequeno: Moura faz hoje ressonância magnética em Lisboa



Vítima de aparatosa e preocupante queda quando ontem lidava o seu segundo toiro na corrida comemorativa do 119º aniversário do Campo Pequeno, João Moura esteve em observação na enfermaria da praça até ao final do espectáculo e vem hoje a Lisboa fazer uma ressonância magnética ao joelho, não actuando por isso na corrida desta noite em Santana da Serra - sendo substituído por seu filho João Moura Júnior.
A queda ocorreu mais "por culpa" de deficiências do cavalo "Mel e Noz" do que propriamente do toureiro. Na arena - e na praça - viveram-se momentos de grande pânico, com os dois filhos do Maestro a acudir ao Pai, entre muitos outros intervenientes do espectáculo. João Moura abandonou a arena a coxear e com a dor estampada no rosto, amparado pelo jovem bandarilheiro António Telles Bastos, mas num rasgo de casta e muita garra regressou à arena montado no "Merlín" e deu espectáculo deslumbrante, depois de já ter estado "acima da média" no toiro que abriu praça, ambos da ganadaria Passanha (mais adiante daremos notícia pormenorizada e publicaremos as fotos da nocturna de ontem, com casa cheia e em que triunfaram também Bastinhas, António Telles e os Forcados de Santarém, bem como a ganadaria Passanha).
João Moura não atravessou a praça no final, como agora é da praxe nas corridas de Lisboa, a seguir ao Hino (fizeram-no os bandarilheiros da sua quadrilha, fortemente ovacionados), seguindo para o Hotel Alif, onde o staff e alguns amigos o esperavam.
O cavaleiro, que no final desta temporada se preparava para ser operado ao joelho (lesionado por duas quedas em anos anteriores), sofreu agora nova lesão mas no outro joelho.
"Era o que estava bom... dentro do possível. É o mesmo joelho da queda em Portalegre há uns anos. Fui muitíssimo bem assistido pela grande equipa médica do Campo Pequeno, a quem presto a minha homenagem e agora vou ter que vir amanhã (hoje) a Lisboa fazer uma ressonância magnética. Não posso tourear em Santana da Serra, espero reaparecer na próxima terça-feira, dia 23, na corrida do Crato" - disse o Maestro ao "Farpas", a seguir à corrida, ainda visivelmente combalido da queda.
O toureiro ceou com a equipa no "Galeto", seu poiso habitual a seguir às corridas do Campo Pequeno e seguiu depois para Monforte, regressando hoje à capital para o referido exame médico.

Foto António Santos/Tobrantes/Arquivo